fbpx

Principais atualizações das mídias sociais em novembro

21 de novembro de 2017 by in category Redes Sociais tagged as , , , , , with 0 and 1

Aqui você vai ficar sabendo das principais novidades que rolaram na última semana.

█ INSTAGRAM:
– Instagram libera globalmente o uso das STORIES no navegador, dá para VISUALIZAR e POSTAR!

█ FACEBOOK:
– Facebook Creator é lançado para criadores de conteúdo;
– Facebook lança possibilidade de criação de capas com Slideshow;
– Facebook lança STORIES para grupos e eventos;
– Messenger Day será unificado ao Facebook Stories;
– Facebook lançou 4 novos recursos para ajudar os anunciantes a alcançar clientes em todo o mundo;
– Lançado “Compartilhamentos em destaque” para informações de vídeos nas páginas no Facebook;
– Facebook vem testando o uso de TÓPICOS RELACIONADOS para organizar os vídeos na plataforma.

█ TWITTER:
– Twitter vem testando a nova ferramenta tweetstorm para realização de posts em sequência;
– Twitter começou a remover verificação de contas com discurso de ódio.

█ PINTEREST:
– Pinterest lança a possibilidade de criar subpastas.

█ YOUTUBE:
– YouTube vai descontinuar os links sugeridos em vídeos;
– Youtube começa a oferecer compra de ingressos de shows

Confira cada novidade com mais detalhes logo abaixo!

 


INSTAGRAM:

INSTAGRAM libera globalmente o uso das STORIES no navegador, dá para VISUALIZAR e POSTAR!

Já estava em testes para alguns usuários a possibilidade de visualizar e até postar as STORIES usando o navegador, mas a partir de hoje, os usuários podem experimentar a novidade acessando a versão web no endereço www.instagram.com logado na conta vai conseguir usar as duas novidades: postar histórias ou visualizar e salvar posts que gostar.
Ao acessar o Instagram via navegador mobile o usuário verá o ícone da câmera na parte superior esquerda do feed. Deve tocar para tirar uma foto ou para adicionar uma foto da sua biblioteca. Também poderá adicionar texto e alterar a cor do texto. Quando tiver terminado, é só publicar a história, tocando em “Compartilhar a sua história”.

SALVAR POSTAGENS

Além disso, na versão web do Instagram, permite salvar as postagens que o usuário gostaria de visitar mais tarde. Para acessar todas as postagens salvas é só tocar no ícone do marcador no canto superior direito da página.
Esses recursos estarão disponíveis para os usuários gradativamente a partir de hoje e por completo para TODOS nas próximas semanas.

Veja o anúncio oficial da rede em seu blog:
https://instagram-press.com/blog/2017/11/16/stories-and-save-on-mobile-web

Você pode saber mais também na FAQ do Instagram:
https://help.instagram.com/899271546851408


FACEBOOK:

Facebook Creator é lançado para criadores de conteúdo

O Facebook lançou o Creator, um novo aplicativo destinado para criadores de conteúdo que usam vídeos, o aplicativo é uma evolução do Facebook Mentions, e possui novas funções que possibilitam aprimorar os conteúdos criados com aplicação de imagens personalizadas, stikers, selos e ainda uma central de ferramentas para interagir melhor com o público.

O objetivo do aplicativo é proporcionar que o gerenciamento de conteúdos torne-se mais fácil, e aproximar a relação com a base de fãs, criar e aplicar recursos visuais, nas lives e vídeos e disponibilizar os conteúdos diretamente no Instagram e no Twitter além de informações e dados mais detalhados sobre a audiência.
O Facebook Creator oferece para os influenciadores uma caixa de entrada unificada de comentários do Facebook e Instagram mais conversas do Messenger/inbox.

 

As principais ferramentas do aplicativo com mais detalhes:

Live Creative Kit:
Dá acesso a ferramentas exclusivas que facilitam a criação de transmissões ao vivo personalizadas e divertidas. Os criadores de conteúdo podem adicionar introduções como aberturas ou encerramento para suas transmissões ao vivo, personalizar stickers para o Live que os espectadores podem usar para interagir e usar molduras gráficas para criar uma marca consistente.

Community Tab:
Permite conectar-se com fãs e colaboradores com uma Caixa de Entrada (inbox) unificada, que centraliza comentários do Facebook e do Instagram, além de mensagens do Messenger.

Câmera & Stories:
Efeitos e molduras divertidas da câmera e publique facilmente conteúdo para outras plataformas. Os criadores de conteúdo também podem acessar o Facebook Stories para se engajar com os fãs.

Insights:
Acesso fácil as métricas para nortear a criação de conteúdo, incluindo análises sobre sua Página, vídeos e fãs.

Por momento o aplicativo foi lançado somente para iOS mas muito em breve para Android, o aplicativo está aberto a pessoas com Páginas ou Perfis. O Facebook também lançou também um site especial onde os criadores podem encontrar recursos e dicas sobre como criar ótimos vídeos, conectar-se com os fãs e crescer no Facebook, o endereço é: www.facebook.com/creators

No site alguns conteúdos se destacam:
Aprender habilidades e técnicas para destacar o seu conteúdo;
Encontrar respostas para dúvidas comuns entre criadores de conteúdo;
Juntar-se à comunidade para obter acesso antecipado a novos recursos e ferramentas.

Os criadores de conteúdo estão convidados a participar da comunidade “Facebook para Creators” por meio deste link:
https://www.facebook.com/creators/join

Confira o vídeo de apresentação:

 


Facebook lança possibilidade de criação de capas com Slideshow

Na última segunda-feira, dia 13, os usuários de todo o Facebook foram surpreendidos com a possibilidade de criar capas no formato de Slideshow, que é a junção de algumas imagens que após publicadas e vão ficar rodando na capa como que uma apresentação. A novidade do Facebook seria uma alternativa as capas de vídeos, as quais são mais pesadas, e ao mesmo tempo nem todos os usuários tem a possibilidade ou recursos de criar.

A novidade ficou disponível para a grande maioria dos usuários, veja no print abaixo a apresentação do Slideshow para capas de páginas:



Facebook lança STORIES para grupos e eventos

Agora os usuários do Facebook poderão contribuir adicionando Stories (histórias) em Grupos e Eventos no Facebook. Isso pode ser divertido para festas, casamentos, encontros e muito mais. Essencialmente, essas histórias colaborativas funcionam como uma hashtag privada para que várias pessoas possam adicionar conteúdo, mas que somente os envolvidos no evento ou no grupo poderão ver.

Nos grupos as postagens do Facebook Stories seguirão as regras estabelecidas pelos administradores os quais podem permitir postagens de todos ou excluir aquelas que não gostaram, ou podem exigir aprovação de postagens das Stories no mesmo procedimento das atuais postagens de conteúdo. Para incentivar o uso das Stories, o Facebook mostrará uma “bolha” aberta no topo do Feed de notícias para que você adicione uma nova história.

Segundo o Facebook, as novas histórias tanto dos grupos como eventos vão aparecer no topo do feed de notícias principal da rede social, nas páginas do grupo e nos eventos. Além disso, as fotos e vídeos seguirão as mesmas configurações de privacidade dos demais tipos de publicações do grupo ou evento, podendo ser controladas pelos moderadores, cada qual será diferenciada pelo pequeno avatar que acompanha a imagem da Storie, que poderá representar um perfil, uma página, um grupo ou um evento.

Na segunda tela da imagem abaixo podemos visualizar algumas Stories, duas são no novo formato: a segunda Storie possui um pequeno círculo do avatar contendo ícones de pessoas, ela representa uma Storie de um grupo, a terceira é composta por um avatar de cor vermelha e detalhes em branco, ela representa uma Storie de um evento. As demais da imagem são de pessoas. As Stories de páginas serão representadas pelo pequeno círculo do avatar sempre com a imagem da página.

Confira como as Stories de eventos colaborativas funcionam no vídeo abaixo:

 

 


Messenger Day será unificado ao Facebook Stories

O Facebook anunciou que vai unificar o Messenger Day às histórias do aplicativo principal. Ou seja, os usuários poderão postar fotos de 24 horas em apenas um aplicativo para que seus amigos assistam em ambas as plataformas.

Anunciada no início de março, a função “Meu Dia” (Messenger Day) permitia publicar fotos e vídeos de 24 horas para os seus contatos no aplicativo de bate-papo. No entanto ontem dia 13, o Facebook anunciou a unificação do Messenger Day ao Facebook Stories.

Segundo a rede social, os usuários poderão escolher se desejam fazer suas postagens públicas, visíveis apenas para amigos dos dois aplicativos ou visíveis apenas para contatos do Facebook.

A mudança mudança ainda está sendo distribuída aos poucos, mas a expectativa é que esta chegue a todos muio em breve.

 


Facebook lançou 4 novos recursos para ajudar os anunciantes a alcançar clientes em todo o mundo

O Facebook lançou nesta terça-feira, (14) quatro novas ferramentas do Cross Border, uma solução apresentada no ano passado que serve de ponte para que empresas entrem em uma nova economia móvel global por meio do Facebook. Esses recursos vão ajudar a garantir que as fronteiras não sejam barreiras para publicidade na grande rede social.

O Facebook ainda ressalta que mais de 1,2 bilhões de usuários da rede estão conectados a pequenas empresas em outros países.

Os novo recursos são:
– Otimização Dinâmica de Idioma
– Segmentação por Cidades Múltiplas
– Países Simultâneos
– Facebook IQ Cross-Border Insights Finder

 

Otimização Dinâmica de Idioma

À medida em que os negócios se expandem para outras regiões, falar com os clientes certos na língua correta é fundamental. Com a Otimização Dinâmica de Idioma, as empresas podem incluir diferentes idiomas em uma campanha, e o Facebook combina automaticamente com a pessoa certa no momento certo. Essa solução também facilita o orçamento em diferentes idiomas, pois o Facebook otimiza o desempenho com base em seu orçamento total e objetivo da campanha.

Segmentação por Cidades Múltiplas

Ao se expandir para mercados desconhecidos, empresas podem gastar muito tempo pesquisando sobre onde investir o orçamento da campanha. Agora, com a Segmentação por Cidades Múltiplas, as empresas podem encontrar cidades acima de um determinado tamanho da população, tornando o processo mais fácil.

Países Simultâneos

Antes, os anunciantes podiam criar um público internacional semelhante para encontrar potenciais clientes em um outro país. Agora, as empresas também podem usar o recurso Países Simultâneos para encontrar o público certo na combinação de países e regiões mais corretas. Públicos internacionais semelhantes ajudam empresas, pequenas ou grandes, a encontrar pessoas no mundo todo.

Facebook IQ Cross-Border Insights Finder

Negócios decidem como e onde expandir com base em dados e insights. O Facebook IQ Cross-Border Insights Finder ajuda anunciantes a descobrir mercados inexplorados, fornecendo informações comparativas com base no desempenho de campanhas anteriores no Facebook, Instagram e Audience Network.
Você pode consultar mais sobre essas novidades no link:
(já em português)

https://www.facebook.com/business/news/grow-your-business-internationally-with-facebook

e

https://www.facebook.com/iq/tools-resources/cross-border-insights-finder


Lançado “Compartilhamentos em destaque” para informações de vídeos nas páginas no Facebook

Este novo recurso dará aos proprietários de páginas mais informações sobre as principais páginas que estão compartilhando seus vídeos.

Disponível para todas as páginas os “Compartilhamentos em destaque” exibem as cinco principais páginas que compartilharam um vídeo, classificadas por exibições. Os administradores da página também poderão ver as informações associadas dos participantes, como o engajamento pós-publicação e o tempo médio de exibição.

Estas novas informações foram solicitações dos administradores de páginas que precisavam de mais informações sobre o local onde as pessoas estão assistindo e se envolvendo com seus vídeos para ajudar a inspirar futuras colaborações com outras Páginas. O Facebook espera que esta atualização informe melhor aos donos de páginas sobre como seus vídeos estão sendo consumidos no Facebook e permitem que eles se conectem com outras páginas para criar relações entre comunidade.

Esta novidade já encontra-se disponível na maioria das páginas.

Como acessar e usar?

Via navegador usando seu computador/desktop:
No feed da página é só clicar sob os números das pessoas alcançadas no post e abrirá uma nova página, ou então vá na seção INFORMAÇÕES (insights) da página e então em publicações e escolha as que são de vídeos, ou ainda entre na seção vídeos usando o menu da esquerda, então é só clicar em qualquer vídeo e abrirá nova janela que possibilitará clicar nas abas: Vídeo, Publicação e Compartilhamentos, entre na última para ver os dados.

Veja um print com a novidade que já chegou por aqui:

Quais as informações fornecidas?

Nas colunas do print é possível ver:

COLUNA 1:
Os horários publicados estão no horário do Pacífico

COLUNA 2:
O número de vezes que o seu vídeo nesta publicação compartilhada foi assistido por um total de pelo menos 3 segundos, ou por quase toda a sua duração, o que tiver ocorrido primeiro.

COLUNA 3:
O número total de reações, comentários e compartilhamentos que seu vídeo recebeu nesta publicação compartilhada.

COLUNA 4:
O tempo médio que as pessoas passaram assistindo ao seu vídeo nesta publicação compartilhada.

NA PRÁTICA:

Sua página posta um vídeo então ele começa ser assistido e compartilhado, as páginas também COMPARTILHAM ele, (veja, é compartilhar normal não é vídeo cruzado), então o Facebook vai listar as 5 páginas que compartilharam seu vídeo e que teve mais ENVOLVIMENTO, até agora infinitas pessoas e páginas poderiam compartilhar e para você saber teria de procurar manualmente (ou usar ferramentas de terceiros) os COMPARTILHAMENTOS e mesmo assim não saberia quanto cada página provocou de RESULTADOS no seu vídeo.

Assim o usuário consegue saber que o compartilhamento daquela página PROVOCOU x views e X dados no seu vídeo.

Por momento lista só 5 páginas, os 5 compartilhamentos com mais resultados, se seu vídeo teve 100 compartilhamento de PÁGINAS, só vai aparecer 5, (mas já é algo né?).

Lembrando que os posts cruzados é outra coisa separada.

Esta NOVIDADE é para saber de compartilhamentos de páginas que não teve ligação direta a sua, apenas compartilharam e causaram resultados. Então você pode ir lá e agradecer ou até firmar parcerias que é essa a intenção do Facebook, parcerias entre a comunidade e a rede.

 


Facebook vem testando o uso de TÓPICOS RELACIONADOS para organizar os vídeos na plataforma!

Começou a aparecer para vários usuários no mundo todo e até para brasileiros TÓPICOS relacionados aos vídeos postados no Facebook, a novidade apareceu por momento na versão navegador desktop, seria mais uma maneira da grande rede organizar o conteúdo em vídeos.


TWITTER:

Twitter vem testando a nova ferramenta tweetstorm para realização de posts em sequência

O “tweetstorm” vai virar realidade em breve e os testes já vêm sendo realizados, agora confirmados pela própria rede social.

O Android Police publicou alguns detalhes sobre a novidade, que deve estar disponível inicialmente no Android e no iOS. Em primeiro lugar, ele terá um botão para adicionar capítulos no canto direito da caixa de composição, perto de onde você adiciona fotos, GIFs, pesquisas e localização. Depois de acioná-lo, é só incluir cada texto, que aparece em linha vertical, na ordem que será publicada.

Depois, é só pressionar “Tweet All” para que a própria plataforma publique de acordo com a fila. Ainda não dá para saber se haverá mais opções para programação desse conteúdo — por exemplo, se será possível enviar algo em determinados intervalos de dias e horários ou temas. Mas como tudo está ainda nas fases alpha e beta e a companhia costuma prestar bastante atenção nos usuários, pode ser que essas funcionalidades sejam incluídas até o lançamento.

O tweetstorm vem se tornando um recurso narrativo atraente para produtores de conteúdo, escritores, periódicos e marcas. Portanto, é algo que a empresa tem muito interesse em lançar, já que seu uso pode se desdobrar em mais iniciativas profissionais e comerciais. Ainda não há data para a estreia.



Twitter começou a remover verificação de contas com discurso de ódio.

O Twitter começou a remover a medalha de verificação de contas associadas a discursos considerados ofensivos pelo microblog.

A medalha azul de verificação do Twitter foi pensada inicialmente para confirmar a identidade de figuras públicas na rede social, tais como celebridades, políticos, atletas e empresas. No entanto, após diversos questionamentos, a rede social passou a se questionar se os símbolos não poderiam ser interpretados como um endossamento do Twitter a contas ofensivas.

No último dia 9, o Twitter anunciou a suspensão do processo de verificação de contas. No entanto, o microblog postou uma atualização na tarde desta quarta-feira, 15. “Verificação tem sido vista como um endosso há muito tempo. Nós demos um destaque visual às contas verificadas, o que aprofundou essa percepção. Nós deveríamos ter resolvido isso antes, mas não priorizamos isso como deveríamos”, publicou.

Segundo o microblog, a empresa pode retirar a verificação de perfis que ataquem, promovam ódio ou violência contra pessoas com base na sua etnia, nacionalidade, orientação sexual, gênero, religião, identidade de gênero, entre outros. O mesmo vale para perfis com comportamentos abusivos, perigosos e que postem imagens ofensivas.


 

PINTEREST:

Pinterest lança a possibilidade de criar subpastas

O novo recurso foi criado ajudar o usuário dos famosos murais a se organizar melhor. Você pode criá-las dentro das suas pastas existentes para achar com mais facilidade os seus pins. De acordo com a rede social, este era um dos recursos mais pedidos pela comunidade de usuários e tem como objetivo facilitar a localização das suas ideias graficamente.

A novidade está disponível para todos, tanto na versão web quanto nos aplicativos para iPhone (iOS) e celulares com Android, bem como na versão via navegador utilizando pc/desktop.

 


YOUTUBE

YouTube vai descontinuar os links sugeridos em vídeos

O YouTube vai remover as sugestões de links relacionados dentro do player do aplicativo e site no dia 14 de dezembro. A função permitia que um criador de conteúdo sugerisse algum vídeo relacionado ao que estava sendo reproduzido, mas o Google descobriu que há um grande problema neles: ninguém clicava. E pior ainda: alguns usuários achavam os balões muito invasivos e com a sensação de SPAM.

De acordo com o próprio YouTube, apenas um a cada 20 usuários do site de vídeos clica neste tipo de link sugerido pelos canais. Além disso, diversas vezes estas sugestões levavam o usuário para uma página inválida ou desinteressante, como um vídeo ao vivo já encerrado. A mudança valerá tanto para conteúdos individuais, playlists e transmissões ao vídeo.

Os canais poderão continuar sugerindo vídeos de outras formas, como cards e links no final da reprodução, que são mais efetivos, segundo o YouTube. Já os links de terceiros poderão ser postados na descrição de vídeo, como já acontece atualmente, além da página de apresentação ou página do canal, conforme publicou o Engadget.

As mudanças valem tanto para vídeos novos como para os antigos, o que pode gerar momentos em que o “Youtuber” aponta para o link sugerido que já não existe mais. No entanto, a expectativa é que os usuários tenham uma experiência mais limpa no portal de vídeos e sem avisos e notificações se intrometendo no meio do vídeo.


Youtube começa a oferecer compra de ingressos de shows

Uma parceria com o Ticketmaster vai ser possível o Youtube oferecer venda de ingressos a partir de conteúdo postado no site de vídeos.

Os artistas podem incluir informações sobre suas turnês nos vídeos publicados no YouTube. O usuário vai conseguir clicar em um botão que leva à plataforma do Ticketmaster para adquirir ingressos.

A novidade entra em efeito imediatamente para usuários norte-americanos, e futuramente a expansão será global.

Confira no gif abaixo como funciona:


Reforçando sempre que todas as novidades aqui listadas podem não estarem ainda disponíveis a todos os usuários.

 

Fonte: Share

 

Add comment