fbpx

Como funciona o algoritmo do Instagram

19 de julho de 2019 by in category Redes Sociais tagged as , with 0 and 4

É fato e notório para quem trabalha com redes socais que é preciso ficar atento com todas as mudanças que as plataformas fazem, e de tempos em tempos, precisamos dá uma revisada no tão temido, algoritmo do Instagram. Algumas pessoas que falam comigo dizem: Caio, o meu alcance vive caindo e meus seguidores também. O que tem de errado? E eu sempre digo: nada! Tem nada de errado.

De fato, o alcance orgânico de qualquer rede tende a cair com o tempo mesmo. Mais gente online, mais disputa pela atenção, mais pessoas pra seguir, curtir, visualizar… Se você segue mil perfis, com certeza muitos aí dessa lista não tem o seu tão preciso LIKE.

O que tem de novo?

Para entender melhor o algoritmo do Instagram no momento, vamos viajar de volta no tempo.

Em meados de 2016, o Instagram anunciou que os feeds dos usuários dariam prioridade “aos momentos que você curte”. Isso sinalizou o fim do antigo feed cronológico.

E em janeiro de 2019, o Instagram reconheceu a crescente preocupação do público com o algoritmo e quebrou o silêncio em uma série de tweets. Especificamente, o Instagram afirmou que o que aparece primeiro no seu feed é baseado principalmente em sua própria atividade.

Xiiii! O engajamento caiu!

Um estudo realizado pelo grupo Analytics for Marketers Slack, afirma que o engajamento geral em todo o Instagram está em baixa e tem diminuído drasticamente desde o início de 2019.

A Trust Insights, uma empresa de consultoria e dados de Marketing, analisou mais de 1,4 milhões de postagens do Instagram desde o início de janeiro até meados de junho de 2019. E relatou um declínio de 44% em engajamento.

O que mudou?

Alguns usuários atribuem essa queda a uma mudança de algoritmo. E agora, mais recente, o que vai gerar muita discussão é a o teste que o Instagram está fazendo no Brasil, deixando de exibir para o público uma métrica importante, as curtidas.

As alegações também afirmam que o Instagram está detonando completamente o alcance orgânico para priorizar a monetização. Porém é como eu sempre falo para os meus clientes, e se você é um deles vai lembrar disso: NADA É DE GRAÇA! Muito menos o Instagram!

Você acha que uma empresa, e como toda empresa precisa faturar, vai deixar a gente nadando de braçada nessas redes sociais de meu deus. Deixa que essa eu respondo: CLARO QUE NÃO!

Um porta-voz da rede social, explicou que, embora o Instagram use “curtir” para classificar um post, outros fatores, como pontualidade, interesse e vínculo com a pessoa que postou, também desempenham um papel crucial na determinação do engajamento do post.

Olhares rápidos durante a rolagem não contam como engajamento nas métricas do Instagram, isso no feed.

O comentário do porta-voz basicamente observa que é totalmente relacionado ao comportamento dos usuários, que o alcance orgânico de suas postagens tenha diminuído.

O Que Fazer se o Alcance do Instagram Caiu?

Primeiro de tudo, entrar no meu Instagram, @caio.cox, fala comigo e me CONTRATA! rsrsrsrs Vai que rola! ;D

Mas vamos lá! Mesmo sabendo que parece que tudo conspira contra, existe formas de melhorar o famoso ORGÂNICO, uma delas é entendendo a rede social. Isso significa que, não adianta fazer como você acha que é melhor, segundo o seu gosto e etc. Tem que saber jogar com as regras que temos.

E aí vão algumas dicas básicas, que mesmo você pensando que não tem nada a ver, pode ter certeza que tem!

1 – Qualidade da Imagem

De acordo com o Instagram, a classificação mais alta nos feeds de seus seguidores anda de mãos dadas com a criação de um “ótimo conteúdo”. E isso interfere em qualidade intelectual e de produção. Por que você acha que algumas blogueiras vivem com fotógrafos a tiracolo?

2 – Invista em Vídeos

Em resumo um vídeo chama mais atenção e o nosso amigo algoritmo parece gostar mais dele. Pense que o vídeo é reproduzido automaticamente quando seu seguidor está rolando o feed. Obviamente que o movimento chama mais atenção dos nossos olhos do que uma imagem estática.

3 – Faça Lives

Uma dica rápida! Porém, definitivamente importante. As lives notificam seus seguidores que você está enviando conteúdo novinho, agora mesmo!

4 – Crie Legendas Mais Atraentes

Legendas que fazem as pessoas ficarem mais tempo vendo seu post, ou que peça alguma forma de interação; comenta aqui ou marque seu amigo, é uma boa!

5 – Aproveite as Hashtags

Incluir hashtags como parte de sua estratégia de conteúdo garante que suas postagens sejam essencialmente pesquisáveis. Uma combinação de hashtags de marca, produto e comunidade representa a receita perfeita para atrair o engajamento.

6 – De Olho no Relógio

Sexta e última dica. Vamos acabar com a graça, pois como eu disse: nada é de graça 😉

Acredito que a maneira mais direta de ganhar com o algoritmo do Instagram é postar nos horários certos.

Qual melhor horário para o seu público? Observe os dados da sua própria conta.

A publicação durante horários de pico não necessariamente incentiva uma enxurrada de engajamento. Mesmo assim, é certamente melhor do que postar quando as pessoas estão fora do Insta.

Haaaa! E lógico, vou deixar uma sétima dica, que é importantíssima para aumentar seu engajamento! Me seguir lá no Insta 🙂 Ok, pode não ajudar no engajamento, mas a gente pode trocar uma ideias! > @caio.cox

E eu sei, você deve estar pensando: mas você não falou dos STORIES!!!! Pois é! Isso é assunto do próximo artigo! Fui! 😉

Add comment